Notícias
Carência de mulheres em carreira técnica é assunto de workshop gratuito

Carência de mulheres em carreira técnica é assunto de workshop gratuito

Publicado em
11/7/2022

Diamante Energia promove bate-papo através de cases do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, com visão positiva sobre áreas pouco exploradas pelo sexo feminino.

Em usinas e empresas da Área Industrial de todo país, é notável a pequena quantidade de mulheres em relação aos homens. Aqui na região sul, onde os serviços são a principal característica econômica, não é diferente.

Vivendo de perto esta realidade, algumas mulheres da Diamante Geração de Energia se uniram de forma voluntária para repassar conhecimento sobre carreira técnica e desmistificar, por exemplo, que o técnico faz apenas o trabalho braçal. O público-alvo são mulheres jovens de Tubarão e região que estão cursando o Ensino Médio e técnico.

O evento é gratuito e acontece no Auditório Administrativo da Companhia no dia 26/11 a partir das 09h. As vagas são limitadas.

O workshop além de apresentar cases de uma Operadora de Usina, uma Engenheira Ambiental e uma Chefe de Manutenção, através de um bate-papo, vai proporcionar ainda uma exposição com a palestrante e escritora Edla Zim sobre empoderamento feminino e a condição da mulher no mercado de trabalho. Além, de uma Visita Técnica às Usinas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda encerrando com um almoço oferecido pela empresa.

De acordo com a gerente de Gente e Gestão, Daiane Machado, a empresa busca por mais mulheres nessa linha da diversidade, mas tem muita dificuldade de encontrar essa mão de obra qualificada. “Queremos falar para estas mulheres, o quão positivo pode ser trabalhar na área técnica, ter uma carreira e retorno financeiro. E ainda quem sabe no futuro, se pudermos oferecer estas vagas aqui”, disse Daiane.

A gerente ainda explica que mesmo a empresa tendo alguns projetos junto ao SENAI, como o Curso de Operador de Usina para desenvolver as pessoas na área técnica de térmica e energia , ainda sim, há dificuldade de encontrar mulheres. “Poucas fazem curso técnico, que muitas vezes é a porta de entrada para as Usinas e Indústrias. Queremos dar este primeiro passo e aos poucos tentar mudar esta realidade, conclui a gerente.

Um dos cases do workshop, a única Operadora de Usina do CTJL, Amanda Picolo Xavier diz que com dedicação e esforço, assim como em qualquer carreira, a técnica é viável e promissora. “É possível mudar o futuro e sair do comum. Geralmente somos incentivadas a fazer uma faculdade convencional, mas nem sempre é a melhor opção, pois nesta área há inúmeras possibilidades e é isso que queremos mostrar”, explica Amanda.

As inscrições devem ser feitas até o dia 22 de novembro pelo telefone (48) 3621-4000. Lembrando que o número é limitado. Garanta já a sua vaga!

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more