Notícias
Diamante Energia foi premiada na Empresa Cidadã ESG ADVB/SC em duas categorias.

Diamante Energia foi premiada na Empresa Cidadã ESG ADVB/SC em duas categorias.

Publicado em
9/20/2023

Nesta terça-feira (19), A Diamante Geração de Energia foi premiada em duas categorias do Prêmio Empresa Cidadã ESG ADVB/SC. Um dos prêmios foi na categoria Ambiental, com o caso "Gestão de Resíduos no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – Processos e Melhoria Contínua", e o segundo prêmio foi na categoria Social, com o caso "Transformando Vidas através da Responsabilidade Social".O Prêmio Empresa Cidadã ESG ADVB/SC é a principal premiação na área de cidadania empresarial em Santa Catarina. Sua 24ª edição teve como objetivo homenagear e premiar as empresas catarinenses que se destacam como os melhores exemplos, produtos e resultados de responsabilidade social.Em 2022, a empresa também foi premiada na categoria ambiental, sendo o primeiro prêmio do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda na gestão da Diamante Geração de Energia.Para o Gerente de Administração e Serviços, Valdeci Francisco Algayer, receber esses prêmios em uma empresa tão jovem como a Diamante é motivo de grande orgulho."Isso mostra que estamos no caminho certo e que podemos, com o trabalho social bem-organizado, fazer cada vez melhor. Nosso compromisso com a sociedade se reflete tanto na gestão de resíduos quanto nas nossas oficinas culturais gratuitas, que atendem crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Estes alunos, hoje, recebem reconhecimento não apenas nacional, mas também internacional. Prêmios como o de Empresa Cidadã nos incentivam e valorizam esse trabalho em prol da comunidade", disse Valdeci.O gerente da Central de Utilidades (CEUT), Fábio Silveira Costa, reforçou o prazer da empresa em ganhar pela segunda vez o prêmio na categoria ambiental. “A premiação mostra, novamente, o alto nível de maturidade da nossa estrutura de ESG. Além de confirmar o engajamento de todos os empregados, fornecedores e alta direção com a gestão de resíduos do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda”.

Case ambiental: Gestão de Resíduos no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda – Processos e Melhoria Contínua

A Diamante destacou sua preocupação com a sustentabilidade e a proteção ambiental em sua política de gestão. Com seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o CTJL segue as diretrizes da política ambiental da empresa, priorizando a reutilização, reciclagem e compostagem de resíduos. As cinzas, um subproduto importante do processo produtivo, são direcionadas para a produção de cimento, contribuindo para a redução da extração de recursos naturais e das emissões de CO2. Isso resultou em uma redução de aproximadamente 423.537 toneladas de CO2 equivalente em 2022.Além disso, a empresa lida com diversos tipos de resíduos em suas áreas administrativa, laboratórios, oficinas, refeitório e ambulatório. Menos de 20% desses resíduos foram destinados a aterros no último ano, alinhando-se à abordagem dos 5Rs (Reduzir, Recusar, Reusar, Reciclar, Reintegrar).Este projeto também está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 (Ação Climática), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre) da ONU, reforçando o compromisso da Diamante Energia com a sustentabilidade global. Para alcançar esses resultados, foram implementadas diversas ações e programas, incluindo a conscientização dos trabalhadores sobre resíduos desde a integração, avaliação da coleta seletiva, compostagem interna de resíduos orgânicos, aumento da recuperação de resíduos, destinação de cinzas para a indústria cimenteira e doação dos recursos provenientes da venda de materiais recicláveis para instituições locais.[embed]https://youtu.be/o-8ifo3nws4[/embed]

Case Social: Transformando Vidas através da Responsabilidade Social

A empresa apresentou os trabalhos aportados no Parque Diamante +Energia, que promove atividades culturais gratuitas. O projeto "Oficinas Culturais" oferece aulas de teatro, música, dança, entre outras, a crianças e adultos de diferentes faixas etárias. Atendendo a mais de 1.300 alunos, a iniciativa teve um impacto significativo no desenvolvimento social. Segundo o Ministério da Cultura, em 2022, a Diamante ficou em segundo lugar no ranking estadual de incentivos culturais, fomentando e fortalecendo a pauta no estado catarinense e ocupando a 79ª posição no Brasil.Os resultados do projeto foram e continuam sendo notáveis. Alunos superaram desafios emocionais, fortaleceram laços familiares e até se profissionalizaram nas áreas de teatro e dança, ministrando aulas e participando de festivais internacionais. Mais de 80 apresentações teatrais, 77 musicais e 10 sessões de cinema foram realizados no parque.A Diamante Energia é uma defensora ativa do voluntariado e da inclusão social, estimulando seus funcionários a se envolverem em causas sociais. A iniciativa impactou não apenas os alunos, mas também suas famílias e a comunidade em geral. O projeto promoveu a formação de profissionais artísticos, realizou espetáculos e apresentações, fomentou a economia local e contribuiu para o desenvolvimento social sustentável da região. Os ODS´s contemplados foram 01 (Erradicação da pobreza), 03 (Saúde e bem-estar), 04 (Educação de qualidade), 10 (Igualdade de gênero) e 17 (Parcerias e meios de implementação).[embed]https://youtu.be/A8wEZP5xRcU[/embed]Para receber o prêmio na categoria ambiental, subiram ao palco o gerente da Central de Utilidades (CEUT), Fábio Silveira Costa, e a Engenheira de Utilidades, Liliana Dutra dos Santos.Já para receber na categoria social, estavam presentes o Gerente de Administração e Serviços, Valdeci Francisco Algayer, e a Analista de Responsabilidade Social, Beatriz Joaquim Ribeiro.

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more