Notícias
Diamante Geração de Energia doa terreno para nova ponte entre Tubarão e Capivari de Baixo

Diamante Geração de Energia doa terreno para nova ponte entre Tubarão e Capivari de Baixo

Publicado em
12/13/2021

Área de 3,8 mil metros quadros localizada às margens do Rio Tubarão facilitará obra, que deve melhorar o fluxo entre as duas cidades

Um terreno considerado fundamental para o projeto da nova ponte Prefeito Stélio Cascaes Boabaid, que liga Tubarão a Capivari de Baixo, foi doado à comunidade pela Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. O ato simbólico de doação ocorreu em Florianópolis no início da tarde desta segunda-feira, dia 13, na Casa D’Agronômica, liderado pelo Governador Carlos Moisés.

A área de 3.840.89 m², localizada às margens do Rio Tubarão, no passado era usada para captação de água bruta do rio para o processo de resfriamento dos equipamentos da usina termelétrica. "Assim como o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda tem participação fundamental na economia e no desenvolvimento de Capivari de Baixo e Tubarão, os municípios também vêm contribuindo com o crescimento da Companhia e de nossos colaboradores”, lembra Jorge Nemr, presidente do Conselho da Diamante Geração de Energia. “A doação dessa grande área, com valor social e afetivo muito maior do que financeiro, é nossa forma de agradecer pelo apoio e pela parceria de tantos anos”, complementou o conselheiro.

Foto: Peterson Paul, SECOM/SC

O Governador agradeceu a doação e parabenizou o gesto da Diamante Energia. "O ato que se realiza aqui, neste momento, representa tudo o que temos defendido no nosso Governo: infraestrutura, municipalismo de verdade e parcerias”, disse Carlos Moisés. “Conectar os municípios é um grande movimento que estamos fazendo. Não poderíamos tornar essa obra uma realidade se não fosse pela parceria com a empresa e com a associação dos municípios. O grande objetivo de todo esse esforço é estar presente, de fato, na via das cidades e dos cidadãos".

O terreno foi repassado oficialmente à Prefeitura de Capivari de Baixo, que já sancionou a Lei 2.087/2021 autorizando o recebimento de bens imóveis pelo município, por escritura pública de cessão e transferência de direitos possessórios da Diamante Geração de Energia. A ponte terá 200 metros de extensão e 24 metros de largura com pista dupla, ciclovia e passarela.

A nova estrutura será construída sobre o Rio Tubarão, nas proximidades da linha férrea, no final da Avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da Avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo. A obra foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitario dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento na travessia será de aproximadamente R$ 16,6 milhões, e duas das seis parcelas já foram repassadas pelo Governo ao Consórcio. Uma árvore flamboyant que está na cabeceira da nova ponte receberá uma atenção especial através de uma cuidadosa e complexa operação de transferência do vegetal para o Parque Ambiental Encantos do Sul.

Projeto da Ponte Prefeito Stelio Boabaid

A Prefeitura de Capivari de Baixo deve iniciar em breve a revisão do planejamento urbano no entorno da cabeceira da ponte, no bairro Santo André, assim como a Prefeitura de Tubarão, que já garantiu melhorias nas proximidades da obra. A intenção é criar um anel viário de acesso à região central da cidade termelétrica e à BR-101, deixando o trânsito na região com mais fluidez e segurança.

Na avaliação do prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, a ponte ajudará a formar um novo eixo de desenvolvimento para as duas cidades. "Esta obra tão aguardada agora está mais perto de ser executada, estamos muito ansiosos por isso. A Diamante mostra uma visão de ajudar a trazer desenvolvimento para a região e somos muito gratos por isso, assim como ao governador por essa obra", afirmou.

Também participaram do ato o conselheiro da Diamante, Pedro Kassab, o Diretor Administrativo, Luiz Ricardo Beatrice, o secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, o secretário adjunto da SIE, Alexandre Martins da Silva, e o Subchefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli.

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more