Notícias
Diamante lança Relatório Socioambiental com debate de Transição Energética Justa

Diamante lança Relatório Socioambiental com debate de Transição Energética Justa

Publicado em
6/6/2022

Para marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a 5 de junho de cada ano, a Diamante Geração de Energia prestou contas à sociedade com o lançamento do Relatório Socioambiental na tarde desta segunda-feira (6), no Auditório do Parque Ambiental Encantos do Sul. O documento de 60 páginas foi apresentado pelo CEO da Companhia, Pedro Litsek, a autoridades, ambientalistas, funcionários do setor e à cadeia de carvão mineral de Santa Catarina.

Em linguagem simples e didática, o Relatório ilustra a preocupação da empresa gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda com o seu papel no meio ambiente e na sociedade, em especial os moradores da região Sul do Estado. “Nossos dados relativos às emissões das unidades são enviados de forma instantânea para os órgãos ambientais e, na sequência, para as prefeituras e Câmaras de Vereadores de Capivari de Baixo e de Tubarão”, lembrou o dirigente da Diamante. Litsek explicou que o Relatório explicita as expectativas de desenvolvimento sustentável defendidas pela empresa, tanto externas quanto internas, envolvendo colaboradores, stakeholders, fornecedores, clientes e o público em geral.

Pedro Litsek

Após o lançamento do Relatório, foi apresentada a palestra “Transição Energética Justa: Marco Legal”, exposta pelo engenheiro Fernando Luiz Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM). O líder da entidade fez questão de gerar reflexões da plateia ao enumerar as ações que estão previstas para que a transição energética com emissão de baixo carbono seja acompanhada por todos os setores. “Precisamos criar ecossistemas de inovação”, sugeriu. “Temos de pensar em novos produtos, negócios, infraestrutura, em cultura e turismo”, complementou.

Dirigindo-se aos assistentes, Zancan perguntou: “O que a Ferrovia Tereza Cristina poderá estar transportando em 2040, além do carvão?”. Depois de alguns segundos sugeriu uma resposta ainda em forma de pergunta: “Fertilizante? Com certeza é uma alternativa”.

Fernando Luiz Zancan

Após a palestra, o debate sobre Transição Energética trouxe ao palco - além de Zancan e Litsek -, o deputado federal Ricardo Guidi, responsável pela emenda no Projeto de Lei 712/2019 que garantiu a continuidade das operações do setor carbonífero até 2040. O ex-secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e responsável pelo projeto de lei que deu origem à primeira Lei Estadual de Transição Energética, Luciano Buligon, também compôs a mesa, junto com o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa. O jornalista Ruy Barata Neto foi o mediador do debate.

Buligon, falou que a Transição Energética Justa precisa “estar na boca das pessoas, nas universidades, nos trabalhos de conclusão de curso, dentro de todas as casas”. E continuou: “Quando falamos TEJ, precisamos entender que ela começa com a gente, com a separação do lixo em casa. Se você separa, já está contribuindo de alguma forma”, completou o ex-secretário.

Luciano Buligon

Seguindo a linha de reflexões propostas pelo engenheiro Zancan, o deputado Guidi também deixou uma pergunta no ar: "Sabemos da importância do Complexo Jorge Lacerda, que responde pelo equivalente a 25% da necessidade de energia de Santa Catarina. Dessa forma, podemos simplesmente fechá-lo?", questionou.

Ricardo Guidi

O prefeito de Capivari de Baixo, município que nasceu no entorno da unidade energética e tem sua vida econômica ligada ao Complexo, agradeceu pelo evento e pelas boas notícias que o setor tem revelado. “Até o ano passado tínhamos um cenário catastrófico, mas precisamos continuar trabalhando. O município precisa se preparar para outras matrizes econômicas e a transição energética nos dará, com certeza, mais esta oportunidade de evoluir", disse Vicente Corrêa.

Vicente Corrêa Costa
Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more