Notícias
Satc expande parcerias nacionais e internacionais sobre zeólitas

Satc expande parcerias nacionais e internacionais sobre zeólitas

Publicado em
9/21/2022

Pesquisas iniciaram a partir de projeto com a Diamante Geração de Energia

O trabalho dos pesquisadores do Centro Tecnológico Satc (CTSatc) que envolve a produção de zeólitas sintéticas despertou o interesse de outras instituições e empresas. Iniciado por meio de uma parceria entre a Satc e a Diamante Geração de Energia, de Capivari de Baixo, a pesquisa da zeólita vai aproveitar as cinzas geradas a partir da queima do carvão mineral. Se unem aos estudos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cooperativa Agroindustrial de Jacinto Machado (Cooperja) e Celta Brasil (SP).

As zeólitas sintéticas desenvolvidas em escala piloto no projeto terão três aplicações: na captura de CO2, como fertilizantes e na indústria de detergentes. “As novas parcerias formalizadas demonstram o quanto o tema em estudo tem relevância não apenas no cenário nacional, mas também internacional. Tanto que despertou o interesse da Celta Brasil, que integra a Zeogroup”, explica o pesquisador do CTSatc, Anderson Spacek.

A Zeogroup faz parte de uma aliança de vários países, como Brasil, Portugal, Colômbia, Itália e África do Sul, que estão ampliando os estudos para novos processos e produtos. O foco é observar as zeólitas sintéticas e trabalhos que envolvam as aplicações propostas nesse grande projeto.

A pesquisa do CTSatc e Diamante Energia iniciou no primeiro semestre de 2022 e tem prazo de três anos para ser concluída. O aporte financeiro é de R$ 5,4 milhões e prevê, na fase inicial, a construção de uma planta-piloto para os testes. Tanto Embrapa quanto Cooperja, que possuem conhecimento junto à agricultura, darão suporte técnico para aplicação das zeólitas na área de fertilizantes. A Cooperja, inclusive, cedeu uma área para que seja efetuado o plantio de espécies e testes de aplicabilidade de zeólitas.

“Estes acordos permitirão que os novos processos e produtos sejam estudados, desenvolvidos e tenham validação técnica e de aplicação em campo com empresas produtoras e comercializadoras. Assim, garante-se que a instituição de ciência e tecnologia SATC, se beneficie com a geração de conhecimento, o mercado com a movimentação econômica e a sociedade com o surgimento de novos produtos”, ponderou o coordenador do projeto no CTSatc, Thiago Fernandes de Aquino.

Fonte: SATC

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more