Notícias
Torneio internacional de Basquete 3X3 colocou o Parque Diamante +Energia em destaque mundial

Torneio internacional de Basquete 3X3 colocou o Parque Diamante +Energia em destaque mundial

Publicado em
11/14/2022

O Parque Diamante +Energia (Capivari de Baixo) recebeu nesse fim de semana (12 e 13/11) o Challenger Internacional V de Basquete 3X3. Com uma quadra para jogos profissionais e duas para disputas amadoras, o torneio mudou a rotina dos frequentadores do Parque, habituados a eventos de cultura. A transmissão ao vivo pelo Band Sports e o canal do YouTube da Federação Internacional de Basquete 3x3m (FIBA) e da deu visibilidade internacional ao evento.

No total, 16 equipes disputaram o torneio que, além da premiação de US $40 mil, deu duas vagas – ao campeão e vice-campeão – para a etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Hong Kong, nos dias 26 e 27 de novembro.

Além dos cinco times brasileiros, Joinville , Limeira, Rio Preto, Santos e São Paulo DC, estiveram na disputa outras 11 equipes estrangeiras: da França, Estados Unidos, Lituânia, Sérvia, Chile, Japão e Holanda. As equipes estrangeiras foram: (Amsterdam Hipro (NED), Šakiai Gulbelė (LTU), Belgrade Partizan (SRB), Paris (FRA), NY Harlem (USA), Utsunomiya BREX (JPN), Chicago (USA), Rouen (FRA), Akademija (VDU LTU), Čačak Huishan (NE SRB) e Viña del Mar (CHI))

No sábado (12), nas disputas de grupos, aconteceram 19 partidas na arena profissional montada dentro do Centro de Cultura e Sustentabilidade do Parque. No domingo (13), na fase eliminatória, outras sete partidas.

O grande campeão do torneio foi o Šakiai Gulbelė, da Lituânia, levou o prêmio de US $15 mil e ainda uma vaga à etapa chinesa do FIBA 3×3 World Tour, em Hong Kong.

O vice-campeão foi o Amsterdam Hipro, da Holanda, que garantiu a segunda vaga para o FIBA 3×3 World Tour nos dias 26 e 27 de novembro, e também embolsou US $10 mil.

O terceiro colocado foi o Belgrado, da Sérvia que dividiu US $15 mil com a quatro equipes subsequentes.

Além das premiações na liga profissional, os destaques nas competições amadoras receberam medalhas e troféu.

Avaliação

Embora bastante difundida no sudeste do país e em grandes cidades, o Basquete 3X3 ainda não é muito popular no interior e em cidades menores, como é o caso da região da Amurel. No entanto, a etapa capivariense do torneio foi sucesso de público nos dois dias da competição. As acomodações do Parque Diamante, logística e organização também renderam elogios do presidente da ANB 3X3, Alex Negret, que já está pensando em voltar para cá em 2023.

“O saldo é mais do que positivo. Tudo foi milimetricamente planejado, por nós e pelo pessoal do Parque Diamante.  Do ponto de vista técnico não há o que falar, jogos de alto nível e a arbitragem formada por árbitros internacionais. Arena climatizada, com arquibancadas confortáveis. Quero destacar que os colaboradores do Parque foram excepcionais. Estou encantado com a parceria, com o acolhimento e com a cordialidade de todos. Com tudo isso, só podia resultar num evento fantástico, como foi”, disse Negret. 

Grandiosidade

O Challenge Internacional é o maior evento de basquete 3X3 da história do Brasil. Foi realizado em parceria entre a FIBA 3X3 (Federação Internacional de Basquetebol 3X3) e a ANB 3X3 (Associação Nacional de Basquete 3X3). De acordo com o ranking de competições da FIBA, etapas do World Tour e Olimpíadas são consideradas de nível 10, enquanto o Challenge de Capivari de Baixo foi de nível 9. O Challenge foi o único evento deste porte no hemisfério sul.

O Challenger Internacional V de Basquete 3X3 teve o patrocínio master da Diamante Geração de Energia. Teve também patrocínios de: Açúcar Guarani, Wilson e Ministério do Esporte. O Parque Diamante +Energia e a Prefeitura de Capivari de Baixo apoiaram o evento. A etapa tem a chancela da Federação Catarinense de Basquetebol (FCB) da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A realização é da FIBA3x3 e ANB3x3.

O presidente do Conselho de Administração da Diamante Geração de Energia, patrocinadora master, Jorge Nemr, o presidente da Diamante, Pedro Litsek, o diretor administrativo-financeiro, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, o gerente de controladoria e finanças, Alexandre Fugimoto, o  presidente da Associação Jorge Lacerda – AJL (entidade que administra o Parque Diamante +Energia) Valdeci Francisco Algayer e o vice-presidente da AJL, Luiz César Fernandes acompanharam os jogos e também estiveram presentes no ato de premiação das equipes. E ainda o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Corrêa Costa, de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, e o presidente da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo, Pedro Camilo.

De acordo com o presidente da AJL, Valdeci Algayer, o Parque Diamante +Energia vem se consolidando na realização de grandes eventos. “Já somos referência na área cultural, mas com o Challenge, abrimos mais uma porta, e mostramos que temos condições também de investir no esporte”, disse Valdeci.

Para o presidente do Conselho de Adminstração da Diamante, Jorge Nemr, o torneio ultrapassou as expectativas. “A cobertura da FIBA e da Band Sports ajudou muito a colocar Capivari de Baixo e região em evidência. Temos interesse em continuar com este projeto, inclusive colocando oficinas de 3X3 para as comunidades mais carentes. Nossa intenção é continuar e fomentar este esporte na região”, pontuou Jorge.

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more