Notícias
Capivari de Baixo recebeu a estreia da turnê Vienna Morphing Chamber Orchestra & Álvaro Siviero

Capivari de Baixo recebeu a estreia da turnê Vienna Morphing Chamber Orchestra & Álvaro Siviero

Publicado em
8/14/2023

Evento patrocinado pelo Ministério da Cultura e Diamante Energia segue agora para o exterior  Em uma experiência única, na última sexta-feira (11), a orquestra austríaca Vienna Morphing Chamber Orchestra, junto ao pianista brasileiro Álvaro Siviero, trouxe ao palco do Parque Diamante +Energia um concerto repleto de emoção, imersão e homenagens aos grandes compositores da música erudita.  No repertório de quase duas horas, obras de Kreisler, Strauss e Chopin tocaram o coração dos presentes. Para o comerciante Jorge Luís Ferreira, foi um sonho realizado: “Defino como um momento de sensibilidade, como se estivesse flutuando nas músicas e voltando ao passado”, comentou Jorge.  Em três apresentações únicas no Brasil - Capivari de Baixo, Florianópolis e Curitiba - cerca de 3 mil pessoas assistiram ao espetáculo que segue agora para outras cidades do mundo, como Czestochowa e Krakow, na Polônia, Viena na Áustria e Paris na França.  Para o Diretor Administrativo-Financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, a empresa se orgulha de estar diretamente ligada a ações de responsabilidade social que impactam positivamente nas comunidades. “Geramos energia para transformar vidas e transformamos vidas através de energia, e isso é motivo de orgulho para nós”, completou Beatrice.  Para Álvaro Siviero, as apresentações tiveram dupla vertente. “Como músicos, o calor e alegria com que fomos recebidos, com teatros lotados, nos impactaram profundamente. Assim como a transformação na plateia, visivelmente tocada e emocionada, principalmente por aqueles que nunca tinham assistido a um concerto de música clássica”, disse o pianista.  

Crianças e adolescentes também tiveram a oportunidade de entrar em contato com a música clássica.

Além da apresentação formal, que ocorreu às 20h em Capivari de Baixo, durante a tarde houve também uma exclusiva para os estudantes de música do Parque Diamante e instituições da região, como Joanna de Angelis, CEACA, COMBEMTU e Orquestra Santa Terezinha do Menino Jesus. Na ocasião, os jovens receberam um concerto interativo e lúdico, no qual aprenderam termos técnicos, curiosidades e participaram de dinâmicas conduzidas por Álvaro.  A proposta das apresentações no sul do Brasil foi democratizar o acesso à música clássica, proporcionando conhecimento, troca de experiências e incentivo aos interessados na música de concerto. Para Álvaro, essa troca é fundamental. 'Não é um desafio trazer música clássica ao grande público, pois ela é inerente, atemporal e reside em todos nós. O que fizemos esta tarde foi atender ao chamado do nosso corpo, à necessidade da nossa alma. E quando, ao final da apresentação, as crianças vieram me abraçar chorando, tive a certeza de que tocamos os seus corações'.  Isis Fernandes Porto de Souza (10), aluna das oficinas do Parque, expressou a alegria de vivenciar esse momento. “Foi lindo. Gostei muito, já conhecia algumas músicas e, para mim, parecia que Mozart estava realmente ali tocando”. Sobre a inspiração proporcionada por essas oportunidades, Isis comentou: “Toco violino há três meses, sempre quis aprender. Ver eles tocando é uma grande inspiração”, completou a estudante.  Pela primeira vez no Brasil, a integrante da orquestra Anna Taddeo aprendeu música desde criança com sua tia, uma pianista clássica. Quando teve a oportunidade de escolher seu instrumento, optou pelo violoncelo devido à paixão pelo seu som. Anna ressaltou a importância das apresentações para o público infantil como forma de inspiração. “Foi algo inspirador apresentar para essas crianças. Eu também sou professora de música, então ver algumas delas tomando nota do que estávamos explicando durante a apresentação foi maravilhoso. É gratificante poder compartilhar esse momento com elas”, concluiu a musicista." [caption id="attachment_9430" align="alignnone" width="1200"]

Diretor Administrativo-Financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, Presidente do Parque Diamante +Energia, Valdeci Francisco Algayer e o pianista Álvaro Siviero em Capivari de Baixo.(Da esquerda para direita)

Apresentação 12/08- Florianópolis - Teatro Ademir Rosa.

Apresentação em Florianópolis

Apresentação em Curitiba- Teatro Guaíra (13/08)

Representante da Diamante em Curitiba, o Diretor Técnico- Operacional, Jefferson Silva de Oliveira

Alunos do CEACA - Capivari de Baixo / Após a apresentação educacional da Orquestra de Vienna.

Olivia Rhye
Product Designer, Untitled

Relacionados

Work where innovation and responsibility meet
We believe that the future is built by committed people. We are looking for talent for our operations, people who value ethics, collaboration, and the desire to transform challenges into opportunities.
Learn more